quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Ato Médico

Olá Amigos do Identidades Coletivas, vou falar sobre um assunto que é de pouco conhecimento das pessoas, mas que pode interferir diretamente na vida de todos nós que dependemos dos profissionais de saúde:



O ATO MÉDICO.


Se todos nós pararmos para pensar o nosso senado, em sua maioria, é constituído por médicos, advogados e empresários o que às vezes permite a elaboração de projetos que favorecem as suas profissões. Um exemplo é a exigência do curso superior de direito para se fazer concurso para o CFO. Já existe um leque de opções para a área então porque uma pessoa com outro curso superior, com a mesma capacidade de aprendizado do que um graduado em Direito não pode exercer o mesmo cargo? A aprovação dessa medida retirou a possibilidade de várias pessoas de outras áreas que tentavam o mesmo concurso durante anos.

Mas o caso do ato médico é muito mais complexo, mesmo que ainda não definido legalmente, o ato prevê que procedimentos de outros profissionais de saúde podem ser privados pelos médicos, deixo bem claro, que a postagem não tem como objetivo desvalorizar a medicina e nem tirar a importância do médico dentre os profissionais de saúde , mas a questão do ato é um desrespeito a pessoas que estudaram com tanta vontade quanto os médicos para servir as pessoas. A medicina, a cada dia está sendo desvalorizada financeiramente devido ao crescimento das outras profissões, mas isso não dá aos médicos o direito de interferir em questões que muitas vezes não foram estudadas por eles na faculdade.

O ato médico é só uma conseqüência, do complexo mundo dos profissionais de saúde, onde muitos ainda não sabem respeitar a área de trabalho do outro o que resulta em educadores físicos e médicos prescrevendo dietas, nutricionista prescrevendo atividade física, e enfermeiros os medicamentos. Quando todos entenderem que o negócio é "cada macaco no seu galho" essas questões serão devidamente resolvidas.


E outra coisa, muita gente acha que médico é Deus, bom seria se eles realmente soubessem de todas as áreas, mas não é a realidade, da minha área, por exemplo, nutrição, é visto na faculdade uma carga horária mínima, perto de 5 anos que o nutricionista fica em média dentro de uma faculdade estudando especificamente a SUA área, o que não nos dá o direito de diagnosticar doenças, e nem sair por aí prescrevendo medicamentos como o médico. Temos conhecimento de mais de 60 ervas medicinais, mas só podemos trabalhar com 10, o restante, ninguém sabe ninguém viu, pois os médicos não têm esse conhecimento e como o profissional de nutrição ainda não tem sua profissão muito reconhecida pelas pessoas, fica por isso mesmo.
Enfim, a gente descobre que cada um tem seu espaço no mercado de trabalho, sem precisar ficar atropelando os outros através de políticas publicas, e além do mais, a área da saúde não estaria completa somente com o profissional de medicina, ou seja, é de extrema importância a presença dos enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais, porque afinal, as pessoas que salvam vidas não são somente os médicos e sim toda uma EQUIPE MÉDICA.
Lu Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário