quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Então é Natal...


 
O dia 25 de Dezembro é uma importante data para as comunidades cristãs do Planeta Terra. Segundo a tradição, comemora-se a data natal do mártir religioso Jesus Cristo. Entretanto, após anos de estudos, esta data foi colocada em questão. Tudo indica que houve uma convenção da Instituição Cristã Predominante, cooptando o calendário tradicional da comemoração Pagã.

Os pagãos romanos comemoravam o nascimento do “Deus Sol Invencível” no dia 25 de Dezembro, período que marca o solstício de inverno. Esse dia era tido também como o nascimento do deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Anteriormente, entre os dias 17 e 22, havia a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno,um período de muita alegria e troca de presentes.

Com o declínio do teocentrismo católico Pós-Idade Média, a ascensão da classe burguesa e a progressiva profanização do pensamento humano ocidental, o Natal foi tomando moldes compatíveis com a ordem sócio-econômica dominante. Neste momento, os interesses comerciais transvestem-se do espírito natalino e toda a celebração de raízes astrológicas transforma-se num imenso cosmos permeado pelo consumo.

Longe de estarmos reclamando qualquer razão sobre o modo de ritualizar ou a degradação natalina em detrimento da tradição, propomos uma reflexão sobre a aura hipócrita das mensagens de Natal contra a orgia perversa do consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário